Quem sou eu?

Eu sou Carlos Portela.
Administrador, com pós-graduação em Educação e Gestão Empresarial e MBA em Administração Acadêmica e Universitária. Sou palestrante, consultor e assessor empresarial. Tenho verdadeiro prazer em refletir e conversar sobre governança, gestão e educação e outros temas do mundo corporativo. Tenho muito alegria em poder ajudar as organizações na busca da tão sonhada excelência.
Nasci em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, terra natal do Chico Xavier e da Luzia (fóssil humano mais antigo encontrado na América do Sul, com cerca de 12.500 a 13.000 anos), onde passei toda a infância, a adolescência e o início da vida adulta.
Profissionalmente, a construção da minha carreira possui alguns marcos importantes. Já na adolescência, comecei trabalhando com o meu Pai em uma pequena indústria de sua propriedade. Neste ponto abro um parêntese – tenho consciência da gravidade da exploração do trabalho infantil no Brasil e da importância da luta pela garantida dos direitos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. No meu caso, no entanto, tudo isso foi preservado. Mas trabalhar com meu querido e saudoso Pai nessa época da minha vida, com a sabedoria que ele conduziu esse processo, só me fez bem e foi fundamental nas escolhas e na construção da minha carreira profissional e como ser humano. Somente parei de trabalhar com o meu Pai quando entrei para a Faculdade de Administração.
Durante dez anos trabalhei em três empresas completamente diferentes em termos de ramo e porte. Primeiro em uma cimenteira, posteriormente em uma empresa estatal da área do aço e, em seguida, em outra de tecnologia da informação da área pública.
Após esses três empregos, iniciei a construção da carreira como consultor. Nesse trabalho, tive a oportunidade de prestar serviços em diversas áreas (estrutura organizacional, modelos de governança e de gestão, planejamento, recursos humanos e assessoramentos diversos). Os trabalhos foram realizados para dezenas de empresas de diversos setores e portes (varejo, indústria, prestadoras de serviço, construtoras, tecnologia da informação e poder público).
A partir de 1994 passei a atuar, também, no campo da educação superior. Fui Coordenador Geral de uma Faculdade em Belo Horizonte e tive duas passagens pela Fundação Pedro Leopoldo (primeiro como professor e Diretor de uma de suas unidades e posteriormente como Diretor Geral). A Fundação mantem uma Faculdade e uma escola técnica de formação gerencial e empreendedora. Atualmente sou membro dos Conselhos Curadores da Fundação L’Hermitage e da Fundação Pedro Leopoldo.
Hoje, atuando como palestrante, conselheiro, consultor e assessor empresarial, procuro apoiar as empresas com a minha experiência na reflexão em processos de planejamento empresarial; na definição de estratégias; na gestão e estruturação do negócio; na definição, monitoramento e avaliação de indicadores de performance; na organização e aprimoramento do processo decisório; na capacitação do corpo gerencial e das demais lideranças da empresa; na configuração de programas de educação corporativa, dentre outros temas. Buscando promover um atendimento amplo e de qualidade, dentro do escopo das necessidade e expectativas de cada empresa, atuo, também, em parceria com consultores do mais alto nível e das mais diversas especialidades, tais como: finanças, valuation de empresas, geração de valor, marketing, inovação, suprimentos, logística, TI, programas de qualidade, ESG, etc.
Sobre este site
No mundo dos negócios somos permanentemente pressionados para responder com agilidade. Esse paradigma, levado a ferro e fogo, tem provocado graves erros nas decisões. Em nome da pressa, da não possibilidade de “perda de tempo”, da exigência de respostas rápidas, temos esquecido de que o que diferencia o homo sapiens dos demais animais é exatamente o sapiens. E é relegando o pensar que deparamos com tempestades, com trovoadas e pedras pelo caminho. É principalmente nesse cenário que precisamos parar e pensar, para depois decidir e agir.
Criei este espaço para compartilhar minhas reflexões sobre o mundo corporativo e levar você a pensar. Por isso, só de ter você aqui, destinando um precioso tempinho nessa leitura, já terei atingido o objetivo maior, ou talvez o único propósito deste espaço. Mas não precisa concordar com tudo que está dito aqui. Na verdade, não precisa concordar com absolutamente nada. Como disse a artista mexicana Frida Kahlo: “Não quero que pense como eu, só quero que pense”.
